segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Chega ao fim o Campeonato Brasileiro 2011!

É, meus amigos. Chegou ao fim mais um Campeonato Brasileiro. O campeão foi o Corinthians, com 71 pontos conquistados, 21 vitórias, 8 empates e 9 derrotas ao longo do ano. Foi o que manteve a maior regularidade em meio a tantas oscilações dos demais.


Tá certo que não fez um jogo maravilhoso contra o Palmeiras nesta última rodada, mas também não perdeu e o seu concorrente direto, Vasco da Gama, cooperou e não conseguiu uma vitória. Infelizmente, no dia de ontem (4), faleceu um dos maiores ídolos da história do clube paulista: Sócrates. Esse título, com certeza, coroa tudo o que este grande homem fez para o Corinthians. Parabéns ao time, ao treinador Tite, a comissão técnica e a todos os torcedores, que compareceram em peso para apoiar a equipe.


Vamos falar agora do time do Vasco da Gama, que também empatou seu jogo com o Flamengo. A equipe cruz-maltina fez um ótimo campeonato, lutando pelo título até a última rodada. Nesse jogo contra o Fla, não jogou muito bem, permitindo que os rubro-negros armassem boas jogadas, saindo para o contra-ataque. Destaque para a torcida, que mesmo sabendo que o time não levaria a taça, apoiou o tempo todo ao fim da partida. Parabéns ao Vasco da Gama por esse vice campeonato. Ano que vem é Libertadores!

Lembrando que os times que também conseguiram as vagas para a Copa Libertadores do ano que vem foram: Fluminense, que empatou com o Botafogo por 1 a 1, Flamengo, Internacional, que venceu o clássico contra o Grêmio, e o Santos, que conquistou a Libertadores deste ano. Ano que vem promete, meus amigos.


Falando agora na parte de baixo da tabela. Ficamos sabendo ontem os quatro times que foram rebaixados para a série B: América MG, Avaí, Atlético PR e Ceará. O Cruzeiro conseguiu escapar, vencendo o grande rival na Arena do Jacaré por 6 a 1. Nem os mais otimistas dos cruzeirenses poderiam imaginar este placar amplo. O Atlético PR até ganhou sua partida contra o Coritiba, mas não foi suficiente para permanecer na série A. Lamento mesmo foi o ano dos times mineiros. Cruzeiro e Atlético MG não jogaram quase nada, lutando até as últimas rodadas para não ir para a zona de rebaixamento. Foi lamentável mesmo. Um ano muito fraco, abaixo das expectativas. 

Infelizmente, o campeonato chegou ao fim. Mas ano que vem tem mais, pessoal. Em janeiro já começa a Copa São Paulo de Futebol Jr para alegrar nossos dias. Que o CB 2012 possa ser ainda mais disputado, ainda mais democrático e que tenhamos um ano ainda melhor no esporte.