sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Chega mais, Mineiro!

E eis que estamos diante de mais um início de Campeonato Mineiro. O de 2012 é o 98º da história – e para alguns será o último também – e o clima que só os regionais despertam no torcedor já está no ar. É bem verdade que tem sim minhas ressalvas a alguns torneios deste tipo como, por exemplo, o tempo de duração e o nível das equipes. Mas isso é assunto pra outra hora. Como você, também sou apaixonado por futebol e essa é a hora mais esperada.

Mas vamos ao que interessa enfim, falar do campeonato de 2012. Candidatos com um “motivo justo” para levantar essa taça não faltam. O América completa 100 anos e foi rebaixado. Atlético e Cruzeiro sequer foram pra Sul-americana além de quase caírem. Um título agora viria a calhar pra qualquer um. O BOA foi bem na Série B, assim como o Tupi, campeão da D e seria a hora certa de consolidarem-se no cenário estadual. Ainda tem a tradição de Villa Nova, Guarani de Divinópolis, Democrata de Valadares, Uberaba e Caldense. E a empolgação de América de Teófilo Otoni, semifinalista de 2011 e do novato Nacional de Nova Serrana.

Sinceramente e com todo respeito, os times do interior jogam pra ficar em quarto e levantar o título do interior, garantindo uma vaga na série D e mais moral entre os “pequenos”. O América se mexeu direitinho, reformulou boa parte do elenco, perdeu os bons laterais Marcos Rocha e Gilson, mas manteve peças importantes principalmente o técnico Givanildo. Vai entrar motivado e a torcida merece o título no centenário, mas se quiser beliscar tem que jogar muito mesmo para superar a fome do Galo e da Raposa. Com isso, segue como terceira força do estado.

E por falar na dupla, tudo indica que a final será mais uma vez entre os dois maiores vencedores do mineiro. O time alvinegro sai na frente, porque manteve a base. Tá certo que essa mesma quase caiu para a Série B, mas o técnico Cuca tem tudo pra dar uma cara bacana pra esse time. Poucas, mas boas, contratações devem preencher as lacunas de um time que ia muito bem na reta final do Brasileirão até o último jogo. Francamente, mesmo achando que o time sai na frente não o apontaria como favorito. Porém, foi o seu presidente que disse da “obrigação”, né? Então, não irei discordar.

Para fechar, vem o Cruzeiro, que mesmo com a campanha sofrível no BR 11, teve a coragem de manter o Mancini. Lembrando que ele que não conseguiu seu objetivo e entregou um time pior do que quando pegou o bastão. Não gosto da maneira como foi conduzida a política de contratações, só com “gente de Série B”, como diz o próprio torcedor. Mas se jogar o mínimo, dá para chegar à final e disputar o campeonato à parte.

É isso. O Mineiro 2012 promete um estadual melhor que o ano passado, mas ainda não serve de parâmetro para nada. E se tudo der “certo”, Galo e Cruzeiro farão um tour pelo estado antes de se encontrarem na final.

Palpites na primeira rodada:
Atlético 3 x 1 BOA
Caldense 1 x 1 Tupi
Uberaba 1 x 2 América – TO
Guarani 0 x 2 Villa Nova
Democrata 1 x 2 América


Por Allãn Passos