sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tudo pronto pra mais um Campeonato Brasileiro!

Meus amigos, começa esse final de semana mais um Campeonato Brasileiro. Uma competição difícil, longa, onde as equipes precisam se doar e manter a regularidade até o fim. Os times de Minas, Cruzeiro, Atlético e América (série B), cada um com seus objetivos e com suas limitações, iniciam suas caminhadas em busca de resultados mais significativos, pois ano passado as coisas não deram muito certo para as equipes da capital mineira. 

O Cruzeiro começa sua estrada no Brasileiro enfrentando o Atlético GO no Parque do Sabiá. O novo comandante celeste Celso Roth já prepara a equipe e dá mostras que o Cruzeiro vai diferente para a estréia na competição nacional. Acredito que a equipe ganha muito com a chegada de Roth porque é um técnico organizado e muito linha dura. Exatamente o que o time precisa nesse momento. A equipe tem tudo para conseguir uma vitória diante do Atlético GO, desde que mantenha o foco e seja objetivo dentro de campo. A partida está marcada para domingo, às 18h30. 

O Galo estréia neste sábado, fora de casa, contra a Ponte Preta. A equipe mineira chega animada para esse Brasileiro depois de ter conquistado de forma invicta o campeonato estadual. O Atlético vai um pouco mais forte que o Cruzeiro pra esse início de competição. O time do técnico Cuca tem organização, tem jogado melhor e  é determinado. Jogadores importantes do time estão crescendo na hora certa como Guilherme, André, Marcos Rocha, Richarlyson, Bernard, entre outros. Isso é relevante porque a equipe toda ganha com a evolução desses atletas. Aposto em uma vitória do Galo na estréia. Mesmo fora de casa acredito que a equipe vai se sair melhor esse ano no Campeonato Brasileiro. Porém, tanto Atlético como Cruzeiro precisam ousar e ir além de mesmices. As diretorias precisam trazer nomes importantes para reforçar o elenco dos clubes. Os times de Minas não podem repetir a campanha medíocre de 2011.

Já o América quer esquecer a derrota do Campeonato Mineiro e focar agora somente na série B. Após a melhor campanha no estadual em 11 anos, o time retorna à série B depois de ter passado uma temporada na série A, e busca retornar à elite no ano de seu centenário. Como primeiro passo, o Coelho viaja até Fortaleza, onde enfrenta o Ceará, no Presidente Vargas. Acredito que o América tem tudo pra fazer uma boa campanha e voltar para a série A, pois tem um grupo qualificado dentro do possível. Jogadores como Fábio Jr, Alessandro, Rodriguinho, Bryan e Neneca podem ajudar a equipe nesse ano porque são peças fundamentais e que deram retorno para o técnico Givanildo e para a torcida americana. 

Que comece então o Campeonato Brasileiro! Que os times de Minas possam se doar um pouco mais, que possam ser determinados, que lutem até o fim para as melhores posições na classificação e que mostrem um futebol mais convincente do que o mostrado no ano de 2011, onde as equipes não passaram da décima quarta colocação e que não empolgavam nem as suas torcidas. Que 2012 seja um ano melhor para os times de Minas Gerais na competição nacional.  

domingo, 13 de maio de 2012

Atlético: campeão invicto!

Meus amigos, neste domingo ficamos conhecendo o CAMPEÃO MINEIRO DE 2012: Clube Atlético Mineiro.  Depois de um jogo emocionante contra o Coelho, o Galo conseguiu sair com a vitória e com o título do campeonato estadual. O alvinegro, aliás, fez uma campanha impecável, teve um bom aproveitamento, empatando apenas quatro partidas ao longo do torneio. O resto, foi só vitórias. E confirmou  também o mando de campo. É o time da série A que está há mais tempo invicto em casa: todo returno do Campeonato Brasileiro e o Mineiro. 

Vale destacar também a partida que fez o garoto Bernard. Jogou muita bola e foi responsável por dois gols do time. O menino andava meio apagado, sumido desde que voltou de lesão, mas desencantou no momento certo e ajudou o Atlético a sair com a vitória e com o título. Fez ótimos passes, desarmou jogadas e marcou duas vezes, o que é mais importante. Não só Bernard, mas todo o time, que se esforçou e não jogou com o regulamento nas costas. Venceu merecidamente por 3 a 0. 


Muitos torcedores atleticanos comentam que o título teria um gostinho mais especial se fosse em cima do rival Cruzeiro, eliminado pelo América nas semifinais. Porém, penso que toda conquista de campeonato deve ser comemorada de forma única. Se o time azul não enfrentou o Atlético na final é porque não se esforçou o suficiente para isso. Faz parte. E, claro, o futebol do América está muito melhor. Fez duas partidas espetaculares contra o Cruzeiro e mereceu disputar a finalíssima com o Galo. Fez um jogo duríssimo na semana passada também, no qual terminou 1 a 1. Então, tivemos uma final merecida, meus amigos. De ambas as partes.  

Foi interessante porque muitos falaram que o time do Atlético ia sentir o golpe da eliminação na Copa do Brasil, mas o que nós vimos foi outra coisa. Vimos um Atlético guerreiro, imponente e ousado. Uma equipe disposta a passar por cima de suas próprias limitações. Não seremos iludidos ao ponto de pensar que o elenco é bom para enfrentar o Campeonato Brasileiro, mas a contratação de alguns reforços em pontos estratégicos, podem sanar os probleminhas do time. 

Parabéns ao CLUBE ATLÉTICO MINEIRO por mais esta conquista! É o 41º título mineiro de sua história! Parabéns pelo campeonato que fez toda a equipe, e também ao técnico Cuca por mais um título em Minas Gerais, dessa vez pelo lado preto e branco!