quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cai todo mundo... Menos os Perrella

Desde 1995, isso mesmo, 1995, que a família Perrella está no comando do Cruzeiro. Neste período, vários títulos foram conquistados, como: Campeonatos Mineiros, um Brasileiro, uma Libertadores e três Copas do Brasil. Incluindo a Tríplice Coroa de 2003, muito comemorada pelos torcedores.

Porém, por mais que pareça uma história de glórias e felicidades, há OITO anos a família Perrela não consegue nenhum título importante para o time Azul Celeste. Desde 2003 o Cruzeiro não consegue um título nacional, muito menos continental ou mundial. O torcedor sempre acredita no seu time, que todo ano chega perto de conquistar o Brasileiro, mas não ganha. Aí, o Cruzeiro vai para a Libertadores com um grande time e... nada. Será que só a troca de técnicos e jogadores trará títulos? Não é isso que parece.

Como bom vascaíno, eu darei um exemplo que aconteceu com o Vasco da Gama. De 1997 a 2000, o Vasco conquistou quase tudo que disputou sob o comando de Eurico Miranda, na época vice-presidente do clube, mas que mandava mais que o presidente. Porém, depois disso, o Vasco foi decaindo de qualidade até que parou na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Somente com a saída do Eurico e a entrada do Roberto Dinamite que o Vasco conseguiu se reerguer e está voltando a ser um time temido pelos seus adversários.

O Cruzeiro vem tomando rumo parecido. Antes conseguia chegar as finais das Libertadores, sempre ia bem nos Brasileiros, apesar de não conseguir os títulos. Este ano, o time teve uma saída precoce da Libertadores e está indo muito mal no Brasileiro. Qual foi a possível solução? Trocar o Cuca pelo Joel. Talvez dê certo sim, em curto prazo, mas o problema crônico continua.

Fique atento, torcedor. Trocar técnico e jogadores pode fazer o time voltar a ganhar títulos sim. Mas trocar a diretoria é essencial para evitar que o clube afunde. Mire-se no exemplo de Flamengo, Corinthians, Vasco e outros times que deixaram Duallibs, Euricos, entre outros cartolas de lado e que hoje estão contentes ao ver que sua equipe voltou a ser grande.

Fernando Gentil

Nenhum comentário:

Postar um comentário